8 características do ensino a distância que você precisa conhecer

By Unicesumar | June 5, 2018

Estudar onde você quiser, no horário que escolher e no ritmo que decidir. Algumas características do ensino a distância (EAD) são básicas, mas ainda existe muita confusão sobre o que se inscrever nesta modalidade realmente implica.

Apesar deste desencontro, cursar a graduação dessa maneira é uma tendência que vem crescendo no Brasil. Se algum curso EAD chamou sua atenção, mas as dúvidas ainda são muitas, este post é para você. Vamos mostrar as 8 principais características do ensino a distância.

Example blog post alt

Preparado para o EAD?

Ao contrário do que muitos pensam, a exigência do EAD é a mesma, ou até maior, que a de um curso presencial. É necessário que o estudante tenha comprometimento e disciplina. Só assim será capaz de absorver o conteúdo e realizar todas as tarefas em tempo hábil.

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) avalia estas graduações e pós-graduações com o mesmo rigor dos cursos presenciais.

Características do ensino a distância

Uma visão geral da modalidade é a melhor forma de entender suas vantagens e como ela se encaixa em suas necessidades. Para ajudar nessa escolha, vamos listar algumas das principais características do ensino a distância:

Aulas Online

A maior característica do ensino a distância é substituir a sala de aula por um ambiente virtual de aprendizagem. Isso significa que o aluno vai estudar a partir de videoaulas e exercícios online.

O requisito fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios do EAD é uma conexão estável de internet. Assim, você consegue assistir às aulas, acessar leituras disponíveis digitalmente e desenvolver atividades avaliativas durante o curso.

Flexibilidade de horários

A principal diferença para o jeito que fomos acostumados a estudar e também uma das mais relevantes características do ensino a distância. As aulas são ministradas em vídeo e disponibilizadas para visualização quando você preferir.

Não é mais preciso planejar seu dia ao redor do deslocamento para a sala de aula, com horários rígidos. É possível encaixar as disciplinas no momento que faz mais sentido para você.

A volta do trabalho para casa? Após os filhos já terem ido dormir? São várias as possibilidades e ninguém melhor que você para entender como conciliar sua formação e seu dia a dia.

Polos presenciais

O ensino a distância não se dá totalmente no ambiente virtual. Uma das exigências do MEC é que as universidades tenham polos presenciais para apoio aos alunos e o desenvolvimento de algumas atividades.

Portanto, é interessante conhecer o polo mais próximo antes de decidir se matricular em determinado curso. Sua estrutura é importante indicativo de qualidade da instituição e pode ser uma ajuda fundamental para seus estudos.

Material didático e bibliotecas

Cada disciplina EAD conta com livros preparados exclusivamente para aquele conteúdo. Este pode ser impresso, retirado gratuitamente no polo presencial ou acessado de forma digital.

A universidade também deve disponibilizar um acervo de livros para consulta do estudante. Assim como o material didático, esta biblioteca pode existir tanto no polo presencial quanto no ambiente virtual.

Tutores e fóruns

Muitos enxergam o EAD como um aprendizado solitário. Mas uma das características do ensino a distância é contar com diferentes formas de suporte para quem precisa de acompanhamento durante os estudos.

O primeiro modo é a presença do tutor nas disciplinas a distância. Essa pessoa é responsável por observar e organizar o fluxo de conhecimento. Ela irá acompanhar discussões e atividades para oferecer sugestões e tirar dúvidas.

Outra maneira, mais colaborativa, são os fóruns presentes na plataforma EAD. Neles é possível debater o conteúdo com colegas de curso, tutores e professores.

Prova presencial

Várias atividades avaliativas podem ser realizadas durante cada módulo. No entanto, outra exigência do MEC é que ao menos 20% da carga horária total aconteça de forma presencial.

A prova presencial é um destes encontros. Uma das poucas situações em que será obrigatório ir até o polo presencial com dia e horários definidos para se juntar a seus colegas de classe na realização do teste.

Este tipo de avaliação geralmente acontece ao fim de um módulo. Em alguns casos, pode ter frequências diferentes, como mensal ou trimestral. É interessante consultar de antemão como essas provas se distribuem no curso desejado.

Example blog post alt

Diploma tem mesmo valor do presencial

Um dos maiores receios de muitos que pesquisam sobre ensino a distância é o diploma ser inferior ao de um curso presencial. Essa é uma preocupação que não precisa existir.

Os diplomas emitidos por qualquer instituição devidamente reconhecida pelo MEC tem a mesma validade. Não existe nenhuma identificação no documento para diferenciar cursos a distância ou presenciais.

Sendo assim, você pode utilizar o diploma EAD do mesmo modo que faria com o de uma faculdade presencial.

Menor custo

A educação superior é importante para sua carreira, porém, ainda pode ser um investimento considerável. Reduzir este custo para caber no seu bolso é uma ideia pra lá de interessante.

Ser a opção mais barata é outra das características do ensino a distância. Como estes cursos exigem estrutura física bem menor, a despesa para a universidade também cai em proporção semelhante.

Isso resulta na possibilidade de oferecer uma mensalidade bem mais em conta para cada aluno. Pode-se ainda somar outras vantagens, como material didático já incluído e a ausência de gastos com transporte a cada dia de aula.

EAD é o futuro

Educação de qualidade, com flexibilidade e economia. Este é o resumo das principais características do ensino a distância.

Tantas facilidades explicam o crescimento da metodologia. Há quem vá além e preveja que o EAD possa superar as aulas presenciais nos próximos 5 anos.

Essa visão do ensino a distância convenceu você? Confira o curso EAD de Inglês com professores particulares Online ao vivo da Oxford House - Private Tutors



Leave comment